Quer apoiar esta iniciativa. Anuncie neste espaço


<< Voltar à página principal

 

ARQUIVO DE ARTIGOS DE OPINIÃO

 

 


 

 

Replay

Artigo da Semana
Publicado em colaboração com o blogue Apito de Lata



Por José Guerra
joseguerra.oarbitro.com

 

 

Com a devida vénia… ao iniciar o artigo desta semana, para o Apito de Lata, voltei ao fundo da arca e encontrei este fabuloso artigo do século passado, da “idade da pedra”, datado de 1974 e intitulado “O Replay e os Árbitros”, de Fernando Pires. Obviamente faz-me regressar ao título das crónicas que publiquei entre 2005 e 2006, no Diário do Sul – Quase nada é novo no futebol.
Se olharmos para os comentários que a imprensa desportiva fez este fim-de-semana e os compararmos com aqueles que há quarenta anos se faziam, verificamos que não ocorreram grandes progressos ou alterações.
Continuamos a assistir ao correr da tinta nos jornais, sobre os lances ajuizados em campo, os tais onde apenas é dado ao árbitro “aquele relâmpago de tempo” como afirma Fernando Pires. Passaram quarenta anos e o árbitro continua sem os tais recursos ao seu dispor, mas a ter que decidir de forma “segura” e “firme” sem recurso ao replay.
Mas será que o replay atenua a divergência de opiniões?
Efectivamente prova-se que, mesmo no sofá, alguns dos mais conhecidos fazedores de opinião divergem nas suas análises, estes com replays e câmaras lentas à sua disposição, tantas vezes quanto necessárias. Alguns recortes que aqui deixo elucidam bem este facto.
A forma como Fernando Pires termina o seu artigo é o mote para continuarmos a reflectir acerca deste assunto. Por quantos anos mais…?


Ler artigo em formato PDF



Ler artigo em formato PDF

 



Ler artigo em formato PDF

 


Ler artigo em formato PDF

 

José Guerra

 

Copyright ©, 2006-2008 - José Violante Guerra - Todos os direitos reservados
Última actualização: 14-03-2014